Avançar para o conteúdo principal

Semana 2 dia 1

Passou uma semana desde a ultima vez que fiz uma inspecção cuidadosa às Colónias.

A nossa colónia Lasius Niger está agora com 11 trabalhadoras e muito mais activas que na semana passada. Acabaram com o mel em poucas horas e dois dias depois dei-lhes mais uma pouco. Hoje decidi dar-lhes um pouco de proteína para ajudar no desenvolvimento das larvas. uma pequena aranha(morta) apanhada no jardim. Imediatamente, as formigas começaram a arrancar-lhe pedaços e a transportá-los para o ninho. Interessante perceber a diferença de actividade nesta colónia desde a semana passada.

A colónia Messor Barbarus desiludiu-me um pouco. No dia em que as introduzi ao novo formicário, mudaram-se de imediato para lá com toda a sua prole e rainha, mas ao longo da semana foram trazendo tudo para trás novamente, e estão agora com ninho instalado de novo no tubo de ensaio. Limpei a zona exterior, onde já tinham começado a acumular restos de sementes, bem como formigas mortas. Recolhi 8 formigas mortas, provavelmente as mesmas que estavam no tubo de ensaio da semana passada.
Apesar disso continuam extremamente activas, cuidando das larvas e ovos com cuidado, movendo-os para a zona do ninho mais apropriado. Há sempre duas a três formigas a explorar o formicário e a zona exterior. Espero que em breve se mudem para lá de vez. Dei-lhes também uma aranha. Durante várias horas não mostraram qualquer interessa nela, mas agora ao final do dia já a tinham levado para o tubo de ensaio e estão a alimentar-se dela. Parece-me haver menos ovos e larvas que na semana anterior. É possível que o stress da mudança para a nova casa e o regresso ao tubo de ensaio tenha enfraquecido a colónia. Vou deixá-las sossegadas ao longo desta semana,  vou apenas humedecer o ninho a ver se recuperam.

Comentários